Durante o ano de 2023, aconteceu o circuito Arte da palavra Rede Sesc de Leituras; trata-se de um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio e a divulgação de novos autores e oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção.
Ele é composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; e o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.
Nesta edição do Arte da Palavra, circularam pelo Brasil Marciano Gualberto de Parnaíba – PI: historiador, escritor, artista visual e acadêmico da Academia Mundial de Letras da Humanidade e da Confraria de História e Memória de São Cristóvão – SE. O escritor em seus 16 anos de literatura com escrita de base filosófica africanista foi publicado duas vezes em Portugal, sendo uma no 5° Festival Internacional de Lisboa, em 2021, pela União das Capitais de Língua Portuguesa, e em 2022, em todos os Países do Continente Africano, juntamente com seus trabalhos a nível regional e nacional. Também circulou nessa edição Aliã Wamiri Guajajara, uma contadora de histórias e poeta da Aldeia Ukair, em Teresina (PI). Ela também é educadora artística, produtora cultural, fitoterapeuta e ilustradora de literatura infantil, com experiência na área de Arte-educação voltada à cultura indígena para o público infanto-juvenil, educadores e pesquisadores.
Ambos os artistas piauienses estão presentes na Revista Palavra n° 12, uma publicação literária do Sesc que oferece uma ampla perspectiva do fazer literário e promove discussões sobre a literatura como expressão artística e forma de conhecimento. Em suas edições, divulga e evidencia a produção de escritores já conhecidos pelo público e de novos nomes da literatura brasileira por meio de entrevistas, ensaios, críticas, resenhas, poemas, contos e depoimentos.
Com curadoria coletiva, a publicação é parte de um conjunto de esforços realizados em âmbito nacional para a promoção das diferentes formas de produção e circulação de literatura. Em 2023, a edição está especial. Publicamos um texto inédito de José Saramago e um balanço dos últimos 20 anos da literatura nacional. Além disso, um artigo traz a relação bem simbiótica entre games e literatura e a novidade “PlaynaPoesia“, com vídeos de performances literárias dos artistas piauienses que circularam pelo Arte da Palavra 2023 com os demais, disponível no canal do Sesc Brasil:
https://youtu.be/OqwO_X2hPnw?si=ikALDIjNbDz0nVXJ,https://youtu.be/_Jg3FgU5Qps?si=HVHAHuhcYiuJ0t3Q.
Já a Revista Online encontra-se nesse link:
https://www.sesc.com.br/multimidia/publicacoes/revistapalavra2023/ .
Artigo: assessoria da plataforma escrever sem fronteiras.