Os alunos do Sesc EAD EJA participaram na noite da última quinta-feira (09) da aula inaugural do curso. O evento aconteceu no Sesc Marquês, em Teresina, e contou com a presença de coordenadoras e professoras do programa, além da diretora de Programas Sociais do Sesc no Piauí, Camila Maia.
O projeto oferece formação gratuita a jovens e adultos no Ensino Médio, com qualificação profissional em produção cultural. Para a 3ª turma do curso foram disponibilizadas 1.882 vagas em todo o Brasil.
“O EJA EAD foi implantado há um ano e já é motivo de orgulho para o Sesc. A educação à distância, aliada à qualificação profissional, atende as necessidades de um público jovem que almeja concluir o Ensino Médio e ingressar no mercado de trabalho. Essa é uma importante contribuição do Sesc para a transformação na vida desse público”, afirmou Rosana Leal, coordenadora de Educação do Sesc no Piauí.
Para a diretora de Programas Sociais, Camila Maia, a educação muda trajetórias. “O Sesc acredita na educação como ferramenta de transformação social, por isso temos investido em educação de qualidade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O EAD EJA é uma perspectiva de mudança de vida, possibilitando que essas pessoas possam aprimorar seus conhecimentos, concluir a sua educação básica e serem inseridas no mercado de trabalho”, disse.
Evaldo Quintino, de 45 anos, aluno desde o início do programa, agradeceu ao Sesc a oportunidade. “Nós, alunos, só podemos agradecer ao Sesc. Eu sou da primeira turma do programa e já sinto mudanças positivas na minha vida, novas portas se abrindo para mim. Entendo que a educação e a qualificação profissional são as ferramentas que vão me levar onde quero chegar. Após concluir meus estudos aqui pretendo ingressar no Ensino Superior e continuar estudando para sempre”.
O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% presencial. Ao final, os alunos recebem certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional em Produção Cultural. O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso.