No Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), o Sesc através do Trabalho Social com Idosos (TSI) realizou uma roda de conversa com a presença de várias autoridades ligadas à assistência aos idosos. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, no auditório do Sesc Ilhotas, em Teresina.
Dentre os presentes a delegada do Idoso, Cassandra Moraes Souza, a superintendente dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Giovana Gayoso e o coordenador do Idoso da Secretaria de Segurança Pública, Caio Campos. Também participaram das discussões o psicólogo do abrigo de pessoas 60+, Vila do Ancião, Kaio Rodrigues e a assistente social Gonçala, membro do Conselho da Pessoa Idosa.
Cada um dos convidados falou sobre sua área de atuação, reforçando os direitos que as pessoas 60+ dispõem para usufruírem de bem estar na terceira idade. Eles ouviram muitas perguntas do grupo, pois o assunto é recorrente nas reuniões do Trabalho Social com Idosos.
“Quase tive a sensação de que o tempo não passou nesta palestra. Precisamos trazer mais pessoas para tratarem desses assuntos com a gente”, reforça a aposentada, Cleide Arantes, que integra o grupo de pessoas 60+ atendidas pelo Sesc em Teresina.
Para Lucitelma Ribeiro, da equipe do TSI, a roda de conversa com a participação de autoridades de assistência à pessoa idosa é importante porque esclarece às pessoas sobre seus direitos previstos no Estatuto do Idoso. “Os idosos não sabiam que tinham certos direitos e, que eram negados. Agora, eles entendem; têm consciência de seus direitos e voltam para casa com a segurança que podem cobrar o que está previsto em lei”, explica Lucitelma;