Sabe aquele bate papo que a gente começa e vai se alongando e você não percebe o tempo passar? Foi assim a palestra “O direito de ser mãe e o desafio na sociedade”, da advogada Lílian Ribeiro, na manhã de hoje (5) no Sesc Ilhotas. O auditório ficou lotado de integrantes do grupo de Idosos do Sesc, atendidas pelo Trabalho Social com Idosos.
A palestra integra a programação especial que o Sesc está promovendo para as integrantes do grupo de idosos para comemorar o Dia das Mães. Antes foi apresentada a peça “Mãe”, pelo grupo de teatro “Caneleiro”, formado pelas integrantes do grupo, com a direção de W. Salmito.
A advogada falou sobre a evolução social, onde as mulheres conquistaram direitos importantes ao longo dos anos. Falou da relação com os filhos e do tratamento diferenciado que é dado às mães lactantes, que precisam de amparo legal para desempenhar suas funções e ainda cuidarem dos filhos e também falou de deveres que não devem ser relegados.
“Hoje se fala muito em direitos, mas pouco se discute sobre deveres e esse aspecto é importante até como garantia dos direitos”, explica Lílian. O interessante da palestra foi a grande participação das senhoras, apresentando fatos e situações que elas vivenciaram para reforçar a fala da advogada.
No final da palestra a colaboradora da Coordenação de TSI, Lucitelma Ribeiro, cantou em homenagem às mães. A programação especial para as integrantes do grupo de idosos do Sesc segue nesta sexta-feira com um café da manhã para celebrar o Dia das Mães.