O destaque da Semana traz hoje a história de dona Nair Lopes Nicotera, integrante do grupo Vida Nova do Sesc Beira Rio (Trabalho Social com a Pessoa Idosa – TSI), aluna de hidroginástica e excursionista do Sesc, em Parnaíba, litoral do Piauí.
A história de dona Nair é comovente e ao mesmo tempo, motivadora. Aos 73 anos, ela descobriu no Sesc o quanto é interessante e saudável comemorar a vida, a alegria, as amizades. Em gratidão, ela traduziu seu sentimento numa poesia para homenagear o Dia da Pessoa Idosa e o trabalho que o Sesc realiza.
Mas antes voltemos a história de nossa poetisa.
Nascida em São Paulo, em 1950, no bairro Santa Maria. Filha de família humilde e muito trabalhadora. Desde os 6 anos se identificava com sons musicais, com inclinação para o mundo das artes, da literatura.
Aos 13 anos passou a trabalhar para ajudar os pais. A partir daí começou a se interessar pela continuação dos estudos, mesmo a contra gosto de pais, que achavam que não era necessário. Fez as séries básicas e teve que brigar com a família para fazer o ginásio (concluir o ensino fundamental). Trabalhava durante o dia e estudava à noite.
Ao concluir o ginásio, casou-se e, novamente teve que lutar para concluir os estudos, diante das dificuldades de ser mãe, de cuidar da casa e dos três filhos pequenos. Conformada em saber que não entraria para o mercado de trabalho, dedicou-se aos filhos e ao que mais amava: conduzir a vida com a música e os poemas.
Morando em Parnaíba, conheceu o Sesc e o Trabalho Social com a Pessoa Idosa. Encantou-se pelo trabalho de assistência que o Sesc realiza. “Foi incrível conhecer a Izabel (responsável pelo TSI no Sesc Beira Rio). Logo de cara um acolhimento, uma compreensão que nunca havia sentido antes. Depois com o tempo fui vendo quantas maravilhas o Sesc nos oferece em todos os sentidos. Todos, extremamente gentis e sempre dispostos a ajudar. Hoje digo à minha família, que se morrer amanhã, vou feliz, porque Deus me concedeu essa plenitude de vida através de vocês. Só posso dizer, Gratidão” – Nair Nicotera.
DIA DO IDOSO
No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. E esse dia nos traz à lembrança uma imensa mistura de sentimentos. Uma vida inteira que se passou entre alegrias, sofrimentos e saudades. Nossos pais que já se foram, nossos filhos seguindo seus caminhos, velhos amigos que não vemos mais… tudo isso acontecendo aos poucos, que nem nos demos conta. As rugas, os choros e sorrisos contam histórias únicas. A vaidade não existe mais, o “TER” já não é importante.
No Dia do Idoso, reconhecemos que somos parte do mesmo enredo, únicos pela jornada humana, que nos sensibiliza a ver no semelhante um irmão, uma irmã, um filho de Deus, sem julgamentos, nos ajudando mutuamente, nos acolhendo na amizade, com o sentimento de que nada há para dizer, e sim para fazer. Fazer coisas que nunca tivemos tempo ou condições de fazer, como por exemplo, morar só, ter autonomia, escolher o que queremos fazer de verdade. Nada nos impede de rir, brincar, cantar ou dançar em roda de mãos dadas como fazíamos quando éramos crianças, ou seja, em Sua infinita grandeza, Deus nos presenteou. Temos um mundo nos esperando.
Portanto, celebremos o Dia do Idoso com gratidão, porque no final somos todos personagens que juntos escrevemos a história de Vida com aprendizado, amor e alma….
by Nair Nicotera
Nair Nicotera frequenta o grupo Vida Nova do Sesc Beira Rio desde maio de 2023 e pratica hidroginástica no Sesc Beira Rio.
Participa de passeios e viagens do Turismo Social do Sesc, inclusiva do passeio à Lagoa do Paraíso, em Jijoca (CE), realizado em outubro.