Explorando sensações e emoções em aula

 

Alunos da Educação Infantil do Sesc Centro Educacional de Teresina participam de atividades lúdicas, onde constroem o conhecimento usando materiais não estruturados.

Sensações, emoções, texturas diferentes marcaram a aula campal dos alunos do grupo II, no Sesc Centro Educacional de Teresina, na manhã desta quarta-feira (28).  Os alunos da professora Janaira Suelly participaram de uma imersão em atividades lúdicas no espaço externo da escola.

A turma, composta por 23 alunos, com idades entre 4 e 5 anos, foi dividida em dois grupos: sol e chuva para facilitar as atividades.

No pátio da escola, rodado de plantas e gravuras feitas pelos alunos, foram colocados cavaletes com fotos do rosto das crianças para atividades de desenho das partes do corpo – representado por cabeça, pernas, braças e o tronco de si mesmo.

Mais adiante duas mesas  com tintas coloridas, texturas, folhas secas de até tinta congelada para uma experiência incrível da garotada.  O resultado foi uma experiência memorável com artes abstratas, conexão com a natureza e muito aprendizado, com experiências construídas a partir das mais diversas linguagens.

A coordenadora da Educação Infantil do Sesc Centro Educacional de Teresina, Jaqueline Borges, explica que a proposta pedagógica da escola  assegura os seis direitos de aprendizagem estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. O documento é um guia para a prática pedagógica, apontando caminhos e definições para uma educação que valoriza a infância e prepara as crianças para serem cidadãos ativos e conscientes.

 

A professora do grupo II, Janaira Suelly disse que a escola está desenvolvendo o projeto “Vivência com a natureza”,  que utiliza materiais da natureza, onde os  alunos identificam e manuseiam diferentes materiais e texturas.  “Nossas crianças estão imersas em atividades lúdicas onde eles aprendem através da prática diária de atividades”, enfatiza a professora.

 

Metodologia construtivista

As escolas do Sesc adotam a metodologia construtivista, onde as crianças constroem o aprendizado  e os projetos são desenvolvidos partindo das informações e do interesse do aluno.  “A criança chega à escola com uma bagagem enorme de conhecimento. Então a gente pega esse conhecimento e transforma num projeto, a partir do interesse das crianças”, explica Jaqueline Borges.

Em sala de aula, a professora trabalha com registros do dia a dia, com a escuta atenta da criança. É a partir da escuta que os projetos  são desenvolvidos, trabalhando atividades em sala de aula, tanto no campo das artes, da escrita, na Matemática e nas demais áreas de competência.

A escola utiliza materiais não estruturados: carretel, rolo de papel alumínio, gravetos, pedras, folhas etc. “Nossas crianças escrevem em folhas verdes, em pedaços de madeiras, fazem desenhos em telhas, enfim exploram os recursos da natureza para construir a aprendizagem”.

 

Gecom Sesc Piauí 

Texto: Ana Cláudia Coelho

Fotos: Joseph Oliveira

 

 

Posted in Noticias.

Assessoria de Comunicação