Cinco alunos do Sesc Centro Educacional de Teresina conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica 2021 (OBR). Eles receberam os certificados em solenidade realizada nesta quinta-feira (9), na Sala de Robótica do Sesc.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é o maior evento de robótica da América Latina. Em 2019 a Olimpíada teve mais de 204 mil participantes, de todos os estados brasileiros, com mais de 5 mil equipes competindo na modalidade prática no país.
Os alunos Arthur Oliveira Chaves (1º ano) e Maria Júlia Santos Vieira (2º ano) conquistaram medalhas de ouro nacional na OBR 2021. Os estudantes do 5º ano Luís Fernando Gerônimo da Silva conquistou medalha de prata nacional e os alunos Caio Antônio Seabra Guimarães e Maria Cecília Bezerra dos Santos (5º ano) conquistaram medalhas de bronze nacional na Olimpíada.
Eles fizeram as provas em novembro e o resultado foi divulgado esta semana pela organização do evento.
Durante a solenidade a diretora do Sesc Centro Educacional de Teresina, Cristine Marques, agradeceu o empenho dos pais no acompanhamento às atividades escolares ao longo do ano. “Nossos alunos têm autonomia, são focados e muito dedicados”, destaca ao reforçar que a participação da família é fundamental para o desempenho dos alunos.
A professora de Robótica do Sesc, Márcia dos Santos reforçou que a equipe pedagógica do Sesc está de parabéns, pois os alunos conquistaram bom desempenho em todas as disciplinas avaliadas na Olimpíada Brasileira de Robótica. “Para conquistar a medalha de ouro é necessário fazer acima de 80 pontos e os alunos do Sesc conquistaram mais esta vitória!”, enfatiza Márcia.
Alunos medalhistas OBR 2021
Arthur Oliveira Chaves – teórica – ouro
Maria Júlia Santos Vieira – ouro
Luís Fernando Gerônimo da Silva – prata
Maria Cecília Bezerra dos Santos – bronze
Caio Antônio Seabra Guimarães – bronze
Sobre a OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica foi criada em 2007 e tem como objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina a estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Também conta com suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation. A OBR é coordenada, de forma voluntária, por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.
Robótica e automação
Robótica e automação são áreas estratégicas para o país no caminho para o seu desenvolvimento. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década.
O Brasil não possui uma cultura que estimule uma maior utilização de tecnologias robóticas no parque tecnológico ou mesmo nas residências.