Um cortejo pelas ruas do centro histórico de Parnaíba, no final da tarde deste sábado (17), marcou a abertura da 4ª edição do Aldeia Sesc Guará de Dança. O maior Festival de Parnaíba segue até 25 de novembro com 140 espetáculos gratuitos para públicos de todas as idades.
O cortejo reuniu mais de 500 participantes entre artistas de todas as linguagens, grupos de dança, quadrilhas juninas, bois, alunos e colaboradores do Sesc, além da Banda de Música de Parnaíba e banda do projeto Bate Latas. Até a carreta furacão participou do cortejo levando os excursionistas do Turismo Social do Sesc, que participou de Teresina em excursão ao litoral do Piauí.
Após passarem pelas principais ruas de Parnaíba e pela praça da Graça, o cortejo encerrou em frente ao Sesc Caixeiral, onde foram iniciados os espetáculos do Aldeia Guará de Dança.
A abertura do Festival contou com a presença de autoridades locais e representantes do Sesc. O diretor Regional do Sesc Campelo Filho, deu as boas vindas aos participantes. A diretora Administrativa Financeira e de Operações do Sesc também saudou o público e falou da alegria em participar de um projeto tão importante para a cultura do litoral do Piauí.
Estavam presentes a diretora de Programas Sociais do Sesc no Piauí, Camila Maia, que recebeu a diretora de Programas Sociais do Sesc no Ceará, Sabrina Veras. O Departamento Nacional do Sesc enviou ao Piauí o analista de Cultura, Leonardo Florentino. Eles estão acompanhando a programação do Aldeia Guará Sesc de Dança.
“O Aldeia Guará Sesc de Dança é um evento importante para a cultura do Piauí, pois promove a valorização da dança e a interação entre artistas de diferentes regiões do estado”, disse o diretor Regional do Sesc no Piauí, Francisco Campelo Filho.
O show de abertura com Caju Pinga Fogo, de Teresina, que colocou o público pra dançar no Sesc Caixeiral.
Aldeia Guará Sesc
Com o tema “Encontros”, o Aldeia Guará Sesc de Dança promove junções e encontros em vários caminhos e sentidos, possibilitando a expressão e vivências das riquezas da cultura do litoral do Piauí.
A programação do festival conta com 140 atrações gratuitas, entre shows musicais, espetáculos de dança e teatro, intervenções, oficinas e muito mais.
Neste sábado (18), foi realizada a culminância do projeto Afluência Água do Delta, com a exposição flutuante pela manhã. À noite serão realizadas apresentações artísticas e feiras culturais no Coqueiro. A programação segue ao longo da semana com ações culturais também na Ilha das Canárias e Cajueiro da Praia.
Confira a programação no link. Clique aqui
Mais fotos cortejo artístico: