Com apresentação da Orquestra Jovem do Sesc em Teresina, sob a regência do maestro Luizão Paiva, o Sesc marcou sua participação da Expo Favela Innovation 2023, aberta nesta sexta-feira (15), no Atlantic City Clube, em Teresina.
O evento reúne num só espaço empreendedores de comunidades, empresas públicas e privadas, além de órgãos e entidades parceiras para conectar os empreendedores da periferia com investidores do centro comercial, gerando oportunidades de negócios. A Expo Favela celebra a criatividade e o potencial empreendedor das comunidades de Teresina.
A Expo Favela é uma realização da Central Única das Favelas do Piauí (CUFA Piauí) e traz para os piauienses vasta programação como exposições, rodadas de negócios, mentorias, qualificação, desfile, gastronomia, literatura, espaço infantil, palestras e muito mais.
O Sesc, além de levar sua Orquestra formada por jovens estudantes de instrumentos musicais, está presente com ações espaço lúdico e de literatura para as crianças, jovens e adolescentes. Uma contadora de histórias da equipe de Literatura do Sesc Cajuína atende grupos de alunos que visitam o stand do Sesc.
Um dos atrativos do local é o a Biblioteca Séc. XXI com equipamentos de tecnologia assistiva que permite às pessoas com deficiência de visão e audição terem acesso à literatura de forma prazerosa e independente.
O Sesc levou também a exposição Cainha Literária, espaço de leitura com consulta de livros, além de oficinas de reciclagem, recorte e colagem, além de contação de histórias e oficina de pintura.
A equipe de Saúde também orienta os visitantes sobre saúde bucal e distribuir kits de saúde bucal.
Um grupo de colaboradores do Sesc participou da abertura da Expo Favela em Teresina, dentre eles a diretora de Programas Sociais do Sesc, Camila Maia, os coordenadores regionais Antônio Fernando (Lazer e Turismo), Eliana Mendes (Saúde e Assistência) e Tourinho Filho (Supervisão de Odontologia), além das gerentes do Sesc Cajuína, Iara Eulálio e a do Sesc Ilhotas, Caroline Macedo.
Espaço Sesc tem slam e rodas de conversa
Nesta sexta e no sábado, pela manhã a equipe do slam Nós Por Nós, exibe documentário e promove bate papo com jovens sobre a importância do slam como forma de ampliar os espaços para crescimento de discussão da poesia. Depois do bate papo os alunos escreveram uma poesia com apoio dos orientadores Gabriel Lorran (um dos coordenadores do Slam), Temis Oliveira e Júlia Silva.