O Sesc Caixeiral, em Parnaíba, sediou de 08 a 10 de junho o Congresso Internacional em Artes, Patrimônio e Museologia, realizado pelo programa de pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
O Congresso foi destinado à comunidade acadêmica e sociedade em geral com o objetivo de mobilizar agentes públicos, privados, sociais e as comunidades do Piauí, Ceará e Maranhão, Meio Norte do Brasil e municípios do entorno por meio de ações socioeducativas para proteção e divulgação do patrimônio cultural e natural e para os museus.
Dentro da programação do Congresso aconteceu a abertura da Exposição “Festejos – Mestre sem Cerimônia”, que apresenta o Bumba-Meu-Boi de São João como uma forma de expressão e patrimônio cultural de Parnaíba, e o lançamento dos livros “Artesanias”, resultado do projeto Enraizando Futuro executado pelo Sesc Piauí em 2022 dentro do Programa de Patrimônio Cultural do Sesc Caixeiral, e “Dançando na Vila”, de autoria da produtora cultural do Sesc Cajuína, Elem Wylfa.
O Congresso reuniu nomes como Fernanda Castro, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Fernando António Baptista Pereira, professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal.
Camila Maia, diretora de Programas Sociais do Sesc no Piauí, Hildegarda Sampaio, coordenadora regional de cultura do Sesc no Piauí, Amanda Rodrigues, gerente do Sesc Caixeiral, e Iara Victor, gerente do Sesc Cajuína também estavam presentes no Congresso.