Sesc Caixeiral

 

“Sou Caixeiral, Sou Eterna…” – 1918-2018

No ano de 1918, ano que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, ano das greves gerais brasileiras, também foi simbólico para a cidade de Parnaíba, estado do Piauí, onde 122 caixeiros viajantes com audaciosas propostas fundaram na cidade a União Caixeiral, uma instituição para representar os ideais dos caixeiros, sua organização trabalhista e promover a educação e qualificação dos mesmos. Iniciou assim um legado que hoje, permanece vivo com seu símbolo maior, o prédio Icônico localizado a avenida Presidente Vargas nº 545 está gravado no patrimônio arquitetônico da cidade, por sua história e ligação com os comerciários, pela formação educacional de grandes personalidade da região, funcionando integralmente até o ano de 2006, ano de seu fechamento, deixando o dito prédio a mercê das intempéries do tempo e entregue ao poder do tempo.

Motivos não faltam para entender a relação entre a União Caixeiral e o Sesc, duas instituições intrinsecamente ligadas pelo comércio da região e que em 2012, ganhou novos capítulos: o Sesc adquiriu o prédio e o  transformou no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso, homenagem ao  (aluno/professor/ministro) formado na turma de 1949.

Inaugurado em  2015 após três anos de reforma e restauro, o Cultural João Paulo dos Reis Velloso (Sesc Caixeiral) abriga atualmente em suas programações todas as linguagens de cultura do Sesc: Arte Educação, Artes Cênicas (Dança, Teatro), Artes Visuais, Audiovisual, Literatura (Biblioteca),  Música e Patrimônio.

 

FUNCIONAMENTO:

Abre semanalmente de 07h30 às 18h e aos sábados de 8h às 12h, oferece ao seu visitante diversos serviços culturais, tais como visitas mediadas, galeria de arte, cursos, realizações de projetos nas diversas linguagens culturais e disponibiliza seus espaços para alugueis e parcerias. Possui Central de atendimento nos horários:  8h às 12h e 13h às 17h.

 

ESTRUTURA:

 CineSesc Miguel Ferreira e Alinda Tarja

Tem sessões gratuitas  – recebe grupos com visitas agendadas para exibições de películas do seu acervo, através do telefone (86) 3315-8561.

 

 

 

 

 

 

 

* Galeria Cristino Melo:

Recebe em suas instalações exposições das mais variadas temáticas, artistas regionais, nacionais e internacionais se revezam na programação que traz consigo ações formativas, oficinas, mediações e confluência de linguagens.

* Biblioteca Rubem Freitas: Atua como um espaço de estudos e pesquisas que tem por objetivo incentivar a leitura e multiplicar os saberes por meio do acesso à informação e do conhecimento, realizando atividades sistemáticas de consulta local ao acervo, empréstimo e pesquisa documental voltado para a socialização e a troca de saberes. A estrutura da Biblioteca conta com rede de internet livre, computadores disponíveis ao público, internet sem fio, e também com um acervo de mais de 8 mil exemplares para empréstimos.

 

* Memorial da Caixeiral e Visitas-Guiadas:

Por ser situado no Prédio da antiga União Caixeiral, o Sesc Caixeiral conta com um memorial permanente que reúne em seu acervo materiais, vestígios e documentos pertencentes a memória dessa instituição escolar que por quase 90 (noventa) anos participou ativamente da história da cidade de Parnaíba. O memorial leva o nome do ex-diretor Gilberto Escórcio Duarte que dedicou seu legado a tradição da União Caixeiral e recebe atualmente visitas-guiadas com mediadores que fazem o tour pelo prédio e auxiliam o visitante na interpretação Patrimonial do local.

* Café Concerto: Espaço onde é realizado programação com apresentações musicais, apresentações de dança, debates literários, concertos.

* Sala de Concertos Francisco Eliziário:

Auditório, é o espaço que recebe maior público (80 lugares) sentados e pode ser divido ao meio para atividades, possui isolamento acústico e tela de exibição para filmes, apresentações e palestras.

 

 

 

 

* Núcleo de Cinema e Experimentação Cênica Edméa Ferraz:

Sala multifuncional pode servir de aparato para peças de teatro, ensaios de música, exibições de filmes, atividades pedagógicas, palestras e etc. A sala de aula remete a época da Escola União Caixeiral, com seu piso de madeira característico, quadros de formatura e acústica impecável.

 

* Salas de música:

Salas com pequenas dimensões, amparadas por isolamento acústico para aulas de instrumentos musicais, também serve de aparato para as aulas dos instrumentos da orquestra jovem dos cursos de músicas mensalistas e de armazenamento de instrumentos. Importante frisar que a Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral nesse exercício de 2024 comemora 20 anos.

Ateliê de Artes : Ateliê em Homenagem ao Contabilista Pedro Tobias, apresenta ao usuários do centro cultural as artes visuais e seus desdobramentos, com cursos e formações disponíveis para todos os públicos.