O Sesc no Piauí participou do Festival Paralímpico Loterias da Caixa, realizado pelo Comitê Paralimpico com apoio da Secretaria Municipal de Esportes – Semel. O evento aconteceu no sábado (20) pela manhã com atividades no Salão de Eventos e no ginásio do Sesc Ilhotas, em Teresina.
Dentre os presentes a diretora de Programas Sociais do Sesc, Camila Maia, o coordenador de Esportes e Lazer do Sesc, Fernando Falcão, o representante da Semel, Aluísio Neto e os coordenadores do Comitê Paralímpico, Carlos Roberto Cavalcante e João Dantas.
O Festival Paralímpico é considerado um dos eventos mais importantes do Brasil porque incentiva o paradesporto e serve como vitrine para a prática de esportes pelos jovens e adolescentes com deficiência. É o único da América Latina com intuito de oferecer às crianças com deficiência, no âmbito do território nacional, a experiência de vivenciar algumas modalidades paralímpicas.
Cada núcleo do Festival Paralímpico desenvolve até 4 modalidades paraolímpicas. Reunidos no ginásio do Sesc, as crianças e adolescentes participaram atividades de chute ao gol, além de brincadeiras manuais, usando bolas.
Ao falar das ações do Sesc na área de Esporte e Lazer, a diretora de Programas Sociais, Camila Maia, anunciou a formação de uma turma para pessoas com deficiências, através do programa de Comprometimento e Gratuidade. O programa oferece cursos, oficinas, palestras e serviços gratuitos à população com baixa renda.