Melhorar a qualidade de vida, proporcionando ambiente social positivo e emocional para enfrentar os desafios da memória relacionados ao envelhecimento. A Oficina da Memória é fundamental para o bem estar das pessoas 60+. No Sesc Beira Rio, em Parnaíba, um grupo de senhoras participou de 21 a 25 de agosto, da oficina “Envelhecimento Ativo e Memória”, ministrada pela psicóloga Waleska Barros.
Foram 15 horas de atividades diferenciadas trabalhando o conceito de equilibração de Jean Piaget e seus impactos na memória. Waleska Barros promoveu dinâmicas de acolhimento e atividades como jogos de memória, brincadeiras, danças circulares, meditação, relaxamento, rodas de conversa e relatos pessoais, liberando tensões emocionais e musculares do dia-a-dia.
A oficina aplicou o conceito de equilibração de Piaget. Trata-se de um processo dinâmico de adaptação e aprendizado que influencia a forma como as pessoas incorporam informações em suas estruturas mentais, possibilitando melhor qualidade de vida, proporcionando ambiente social positivo e apoio emocional para enfrentar os desafios da memória relacionados ao envelhecimento.
Importância da oficina da memória
Melhoria da qualidade de vida
Manutenção da autonomia
Redução do isolamento social
Estímulo cognitivo
Bem estar emocional
Integração social
Prevenção do declínio cognitivo
Colaborou com esta matéria: Izabel Cristina Melo
Trabalho Social com Idosos – Sesc Beira Rio