A 1ª FLICAJU – a Festa Literária do Sesc Cajuína, em Teresina, começou em grande estilo com o brilho e a alegria dos alunos de Dança Popular do Sesc Caixeiral, em Parnaíba. O grupo abriu a programação na noite da FLICAJU, no teatro do Sesc Cajuína. Quem também brilhou na abertura o Grupo de Cultura Afro Ijexá (PI). O evento segue até domingo (28) com programação que contempla todos os públicos.
Na plateia amantes da Literatura, escritores, artistas, estudantes, trabalhadores do comércio. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, participou da abertura da FLICAJU. Ele estava acompanhado do diretor Regional do Sesc, Campelo Filho e das diretores Lara Costa (Administrativo Financeiro e de Operações) e Camila Maia (Programas Sociais). Gerentes de unidades do Sesc também prestigiaram a FLICAJU.
A 1ª Feira Literária do Sesc Cajuína promove o encontro da sociedade piauiense com o universo literário, com programação que dialoga com as diversas linguagens artísticas.
“O Sesc é uma instituição que incentiva a Cultura, a Literatura, as produções culturais. Onde o Sesc chega ele promove a cultura, incentiva a leitura dando a sua contribuição para transformar as pessoas”, reforça Valdeci Cavalcante.
Em sua primeira edição a FLICAJU traz o tema “Literatura, ancestralidade, futuro” , e homenageia dois ícones piauienses que entraram para história com seus talentos com a as suas expressões: o saudoso pensador Nêgo Bispo, de São João do Piauí e a cordelista, quilombola Josefina Ferreira, do município de João Costa.
A FLICAJU é mais do que uma simples festa literária, é um verdadeiro encontro de mentes criativas, um espaço de diálogo e conexão entre autores, leitores e as pessoas que se interessam pelo universo das letras e das tradições culturais do Piauí. A Festa é aberta ao público de todas as idades, com entrada solidária (1 kg de alimento não perecível que será doado ao Sesc Mesa Brasil).