Reunidos no Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luís Correia (PI), analistas de Literatura de departamentos regionais do Sesc definem os trabalhos e artistas que vão participar do circuito 2025 do projeto Arte , da Palavra. A curadoria do projeto iniciou nesta terça-feira (4) e segue até sexta, dia 8.
Cerca de 30 analistas de Literatura do Sesc participam das ações da curadoria, além da equipe técnica do Sesc no Piauí que realiza o evento. Os trabalhos são coordenados pelos analistas de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Diogo Borges e Priscila Nogueira Branco.
O analista do DN, Diogo Borges, disse que o Arte da Palavra focará na pluralidade de regiões do país e promover a circulação de aristas para ampliar as experiências e as trocas de saberes. Para selecionar os artistas o projeto considera a pesquisa curatorial, acompanhando a trajetória dos artistas.
“São artistas que já tem uma trajetória no meio literário, às vezes uma trajetória no meio editorial. Então nós buscamos artistas que já estão inseridos no meio, que já tenham produzido livros, que já tenham participado de palestras, de debates, que já tenham experienciado uma difusão cultural e literária”, explica a analista do DN, Priscila Branco.
O projeto é um retrato da pluralidade literária do Brasil, valorizando a produção nacional e incentivando a prática da leitura e abrindo portas para novos artistas. Ao longo de quatro dias, os curadores definiram as apresentações e artistas que circularão em cada estado.
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é o maior circuito literário do país, com mais de 500 atividades e a participação de mais de 40 escritores e artistas. São realizados bate-papos, oficinas, performances poéticas, narração de histórias, dentre outras atividades. O projeto alcança pouco mais de 100 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais.
O Arte da Palavra culmina com a realização do Festival Arte da Palavra – Farpa, que novamente reúne representantes de várias regiões do país, dentre analistas de Literatura e artistas e escritores que participam do circuito.