Mais uma vez o Sesc Ler Piauí é destaque em evento nacional. O diretor do Sesc Ler em Acauã, Almir de Sousa, apresentou relato de experiências no 4º Seminário do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (SELIEJA), realizado de 10 a 12 de agosto, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O diretor apresentou dois trabalhos, selecionados e aprovados na sessão “Espaço de Diálogo 5 – Mundo do Trabalho e Educação Profissional na Educação de Jovens e Adultos“. Ambos abordaram temas pertinentes e inovadores, contribuindo para o enriquecimento das discussões no Seminário.
O primeiro trabalho apresentado foi “Empreendedorismo: Uma discussão acerca de possibilidades de negócio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Sesc Ler em Acauã” de autoria do diretor do Sesc Ler, Almir Francisco de Sousa, tendo como co-autora a secretária do Sesc Ler Acauã, Luciele Vitor de Sousa. A experiência explorou as oportunidades de empreendedorismo na educação de públicos jovens, adultos e idosos, evidenciando a importância de estimular o espírito empreendedor como parte integrante da formação desses estudantes.
O segundo trabalho, intitulado “Apicultura na EJA do Sesc Ler Acauã: Potencialidades e Desafios”, teve como autora Luciele Vitor de Sousa e co-autor Almir Francisco de Sousa. Nessa abordagem, foi discutida a implementação da apicultura como uma ferramenta de aprendizado na EJA, explorando as potencialidades dessa atividade para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, bem como os desafios práticos enfrentados durante o processo.
A participação ativa do Sesc Ler Acauã no SELIEJA 2023 reflete o comprometimento da instituição Sesc em promover a inovação educacional e contribuir para o aprimoramento da Educação de Jovens e Adultos no cenário nacional. Além de Almir, analistas do Departamento Nacional do Sesc participaram do Seminário, dentre eles Rosa Helena, Lucas, Ana Lucélia e Antônio.
“Através da apresentação desses trabalhos, o Sesc Ler Acauã não apenas compartilhou suas práticas bem-sucedidas, mas incentivou a reflexão e a colaboração entre os participantes do seminário, fortalecendo os esforços para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora em todo o país.”, destaca Almir de Sousa.
Sobre o SELIEJA
Com o tema “Reafirmação de conceitos e funções da EJA em tempos de reconstrução da educação nacional”, o 4° SELIEJA reuniu educadores, pesquisadores e profissionais da área para debater e compartilhar experiências relacionadas à Educação de Jovens e Adulto. O evento aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).