Com a presença do diretor Regional do Sesc no Piauí, Francisco Campelo Filho, do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ari Ricardo e da diretora de Programas Sociais do Sesc, Camila Maia, foi assinado convênio entre o Sesc, a FMS e a Câmara Municipal para instalação da Unidade Móvel Saúde Mulher em Teresina. O evento aconteceu nesta segunda-feira (22), no Sesc Ilhotas.
A Unidade Móvel realizará exames gratuitos de mamografia e citologia, no bairro Todos os Santos, zona Sudeste de Teresina, entre os dias 24 e 26 de maio, das 8h às 17 horas.
O projeto Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo de Útero, do Ministério da Saúde.
A equipe da FMS está realizando a buscativa das mulheres para realização dos exames. Em maio serão atendidas as mulheres da zona Sudeste. Em agosto o Saúde Mulher atenderá na zona Sul. No mês de outubro serão atendidas as mulheres da zona Leste e em dezembro serão atendidas as mulheres da região central de Teresina.
Saúde Mulher
O objetivo do projeto Saúde Mulher é contribuir para a promoção da saúde da mulher, através da implantação de unidades móveis direcionadas ao rastreamento do câncer do colo do útero e de mama.
Para a mamografia de rastreamento, mulheres assintomáticas, com idade entre 50 e 69 anos ou maiores de 40 anos com histórico familiar de câncer de mama. Para o exame citopatológico, mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram ou tem atividade sexual.