O Centro Educacional do Sesc em Teresina realizou no último sábado (13) o I Encontro com as Famílias da turma do Grupo I, com a temática “Olhares para os contextos e experiências do Grupo I”.
O encontro contou com a participação de 18 crianças e 40 adultos, além da equipe pedagógica (professoras, coordenadora da Educação Infantil e Fundamental, coordenadora Regional de Educação e diretora) e demais funcionários. O objetivo era provocar o olhar das famílias acerca da rotina e cotidiano das crianças, promovendo contextos com vivências dos projetos executados na Escola.
O Encontro foi dividido em três estações diferentes, referentes aos projetos que estão sendo desenvolvidos com a turma:
Estação Vermelha (no pátio) – Para o projeto “Ler, brincar e aprender com a Ratinha Lili” foi realizado o contexto artístico literário “As cores da Lili”, para que, assim como as crianças, as famílias participassem de uma vivência com diversos materiais para mistura das cores primárias: tinta guache, tinta aquarela, tinta nanquim, rolinhos e diferentes tipos de pincéis, onde pudessem realizar as misturas e marcar papéis e tecidos que estavam dispostos no espaço.
Estação Amarela (na Sala Referência) – Um contexto disparador do projeto “O que é, o que é… É inseto ou não é?”, com o apoio do projeto Arandu, da “Beeóloga” Sandra Sousa (mãe de aluno do 1º ano), trouxe diversos materiais didáticos sobre as abelhas sem ferrão, com o projeto “Tem abelha na minha escola!”: livros, abelhas em resina, microscópios, caixa de abelha e diferentes tipos de mel para degustação. Os participantes tiveram a oportunidade de manusear os materiais e conversar com as professoras sobre as abelhas, disparando e instigando nas crianças o interesse e curiosidade para novas perguntas, encantamentos e observações das crianças e das suas famílias.
Estação Azul – O tema foi sobre o Vento, como objetivo de pesquisa do projeto “Narrativas do cotidiano: Os cem sentidos das crianças”, onde um contexto de vivência com as formas de ver, ouvir e sentir o vento foram pesquisadas a partir de propostas que as crianças vivenciaram no cotidiano do projeto com cataventos, pipas de mão, bolinhas de sabão, bexigas e tecidos.
O encontro proporcionou às famílias mais ainda uma visão da criança enquanto protagonista do seu processo de aprendizagem, uma criança potente e cujos direitos são respeitados.
As vivências permitiram que famílias percebessem que existem diferentes formas de construir conhecimento e as crianças exploraram, pesquisaram, brincaram e imaginaram enquanto estavam aprendendo.