Na última ação do Projeto Sesc Solidário, em 9 de novembro, o Sesc no Piauí reafirmou seu compromisso com a inclusão social e a promoção de uma infância saudável para crianças em situação de vulnerabilidade.
Mais de 500 brinquedos foram doados para crianças da Fundação Servos de Maria no Bairro Cerâmica Cil, zona Sul de Teresina, instituição que acolhe 250 crianças em situação de vulnerabilidade, onde foram realizadas diversas atividades recreativas e educativas. O local é uma das instituições atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.
A mobilização para a arrecadação de recursos foi realizada nas unidades do Centro Cultural Sesc Cajuína, Sesc Ilhotas e Sesc Unidades Móveis, que juntos conseguiram arrecadar 500 brinquedos através de ações do Sesc no Piauí e uma quantia em dinheiro para complementar a ação.
O Projeto Sesc Solidário tem como objetivo proporcionar momentos de alegria, aprendizado e lazer. Entre as atividades do dia, as crianças participaram de um circuito recreativo conduzido pelas educadoras físicas Ana Clara e Valquíria, que promoveram momentos de movimento e diversão. A nutricionista Luiza Oliveira apresentou uma contação de histórias sobre alimentação saudável, incentivando hábitos alimentares corretos desde a infância, enquanto a dentista Manuela Brandão orientou sobre saúde bucal, com supervisão de Angélica Linhares, responsável pelo setor de Educação em Saúde do Sesc Ilhotas.
Além das atividades educativas, o evento também contou com um momento de lanche compartilhado, organizado com o apoio da Gerência do Sesc Centro Cultural Cajuína, Sesc Ilhotas. O Programa Mesa Brasil doou frutas, que foram incorporadas ao lanche oferecido às crianças, reforçando a importância da alimentação saudável.
A ação contou com o apoio da Coordenadora de Saúde e Ação Social, Karoline Fonseca, da Gerente do Centro Cultural Sesc Cajuína, Iara Eulálio e de Daniel Nascimento, Gerente em exercício do Sesc Ilhotas, que estiveram presentes para reforçar o compromisso da instituição com a promoção de saúde e bem-estar para as crianças da comunidade.
Os 250 brinquedos arrecadados foram integralmente doados à Fundação Servos de Maria, e parte dos brinquedos será entregue em outra unidade da instituição, garantindo que todas as crianças, incluindo aquelas que não puderam comparecer ao evento, também recebam a sua doação.
O Projeto Sesc Solidário não só proporcionou momentos de diversão e aprendizado para as crianças, mas também reafirmou o papel do Sesc na promoção da solidariedade, inclusão social e cuidado integral das crianças em situação de vulnerabilidade. Mais do que um evento, essa ação representa o compromisso contínuo da instituição em promover uma infância mais saudável e plena para todos.