Parnaíba recebe de 18 a 30 de novembro a 8ª Mostra Tremembé Sesc de Música, em parceria com o Projeto Territórios de Memórias e Patrimônio Cultural. Esta edição celebra a transversalidade entre a música de tradição oral e o patrimônio cultural, destacando os saberes e fazeres que perpetuam o legado das comunidades tradicionais e promovem reflexões sobre os processos históricos e sociais que moldam a identidade de um povo.
Com o tema “Eu sou o rei da tradição”, a Mostra homenageia o Mestre João Rodrigues, figura emblemática do Bumba Meu Boi da Ilha Grande de Santa Isabel. Sua trajetória inspiradora mantém viva essa herança cultural na Comunidade Fazendinha e é um testemunho da resistência e importância das tradições populares.
A programação da Mostra Tremembé inclui oficinas, concertos didáticos, palestras, showcases, vivências musicais, desenvolvimentos de experimentação e cortejo musical, voltados para a formação de novos públicos e o desenvolvimento artístico.
A Mostra busca incentivar o intercâmbio entre músicos locais e formar uma plateia diversa, celebrando a música autoral piauiense e promovendo a valorização das expressões culturais e étnicas do Brasil.
As apresentações dos grupos musicais, que refletem a diversidade estética da música de tradição, acontecerão em espaços públicos de Parnaíba, como mercados, praças e calçadões. Oficinas, palestras e concertos didáticos serão realizados em escolas, incentivando a experimentação musical e o diálogo entre artistas e público, promovendo novas formas de articulação social e modelos de organização que favoreçam o bem-estar das gerações presentes e futuras.
Homenageado: Mestre João Rodrigues
João Rodrigues, nascido na década de 1930 em Araioses, Maranhão, e criado em Parnaíba, dedicou sua vida ao Bumba-meu-boi, como cantor e mestre de cerimônias. Aos 18 anos retornou ao Maranhão e em 1954 começou sua jornada na cultura do boi. Por mais de 40 anos foi amo de diversos grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão e no Piauí. Em 1974 fixou-se em Parnaíba, onde manteve a tradição até 1994. Em 2004 seus filhos e netos fundaram o grupo Novo Fazendinha, perpetuando o legado familiar. João compartilhou sua história, ressaltando as dificuldades econômicas que os grupos enfrentam para manter viva essa expressão cultural.
A Mostra Tremembé Sesc de Música é uma verdadeira celebração da cultura e da música tradicional do Piauí, conectando gerações e ampliando o acesso às manifestações populares por meio da arte e da memória.
Confira abaixo a programação completa:
19 e 20/11
15h às 18h – Oficina “Corpo, memória e ancestralidade” com Mariane Sales
Local: Colégio Santa Joana D’Arc – Comunidade Barro Vermelho
18, 19, 21 e 22/11
18h às 20h30 – Oficina “Voz e canto em conjunto (Ensaios com UFMA Canta)” com Paula Molinari
Local: Sesc Caixeiral
25/11
8h às 16h – Desenvolvimento de experimentação – Processo criativo, composição e paisagem sonora (restrito para professores e alunos da Orquestra).
Local: Sesc Caixeiral
26/11
9h às 12h – Desenvolvimento de experimentação – Processo criativo, composição e paisagem sonora (restrito para professores e alunos da Orquestra).
Local: Sesc Caixeiral
25 a 27/11
9h às 12h – Oficina de fotografia e lambe-lambe com Gelson Catatau
Local: Escola Dom Paulo (Ilha Grande do Piauí)
25 e 28/11
15h às 18h – Oficina “Práticas musicais e percussão” com Pamela Almeida
Local: Escola Municipal Henrique Sertão (Ilha Grande do Piauí)
26/11
9h às 10h |15h às 16h – Concertos didáticos com a Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral
Local: Escola Santa Joana D’Arc (Ilha Grande do Piauí) e Escola Pinheiro Machado
28/11
9h às 12h – Oficina de dança e ritmos do côco com Grupo Batucada de Varanda
Local: Sesc Caixeiral
14h às 17h – Oficina de construção de instrumentos
Local: Sesc Caixeiral
28/11
19h às 21h – Mostra de Corais
Local: Teatro do Sesc Avenida
30/11 – Culminância da Mostra Tremembé
*programação no Sesc Caixeiral
15h – Palestra “O rei da tradição nas terras da capoeira” com professora Celina Olivindo (UFDPAR)
16h – Cortejo musical pelo centro de Parnaíba e Porto das Barcas com os grupos participantes
17h – Abertura oficial da Mostra com Mestre João Rodrigues
17h30 – Apresentação dos grupos:
Batucada de Varanda
Cabocos do Mangue
As Pastorinhas
Boi Novo Fazendinha